21/03/2025
O Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), inaugura nesta sexta-feira (28) mais um Centro Público de Economia Solidária (Cesol), desta vez no município de Barreiras. O Cesol Oeste atenderá os Territórios da Bacia do Rio Grande e Bacia do Rio Corrente, beneficiando empreendedores e trabalhadores da economia solidária em 25 municípios da região.
A solenidade acontece às 17h, na sede do centro, localizada na Rua das Turbinas, nº 129, no bairro Barreirinhas. O projeto é viabilizado com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (FUNCEP) e conta com a parceria da Organização Social Fundação Esperança. O investimento total para a implantação do equipamento é de R$ 3 milhões.
O novo Cesol tem a missão de promover a sustentabilidade dos empreendimentos econômicos solidários por meio da oferta de assistência técnica socioprodutiva. A metodologia adotada prioriza o conhecimento local, a valorização das potencialidades regionais e o fortalecimento da organização dos trabalhadores, com o objetivo de estimular a geração de renda e o desenvolvimento territorial sustentável.
Fomento à economia solidária
A unidade oferecerá formação gerencial, técnica e sociopolítica aos beneficiários. O foco do Cesol Oeste será incentivar o associativismo e o cooperativismo como estratégias para a inclusão produtiva e a comercialização de produtos e serviços dos empreendimentos atendidos.
Com essa inauguração, a política pública de Economia Solidária da Bahia se expande, reafirmando o compromisso do governo estadual com o segmento como alternativa de geração de emprego e renda. “Os Centros Públicos de Economia Solidária têm um papel essencial na inclusão produtiva e no fortalecimento das iniciativas locais, garantindo suporte técnico e promovendo o desenvolvimento regional”, destacou o superintendente de Economia Solidária e Cooperativismo da Setre, Wenceslau Júnior.
O evento de inauguração deve reunir cerca de 100 pessoas, entre representantes do governo, empreendedores, lideranças comunitárias e entidades parceiras. Com a chegada do Cesol Oeste, a expectativa é que centenas de trabalhadores e empreendimentos da economia solidária na região sejam beneficiados, impulsionando a economia local e fortalecendo a rede produtiva dos territórios atendidos.
Fonte
Ascom Sesol