Festivais da Economia Solidária

Os Festivais de Economia Solidária fazem parte de uma política da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, executada pela a Associação de Assistência e Produção ao Desenvolvimento Sustentável (AAPDS), através do Termo de Colaboração 004/2024 para realizar três ações: Festival de Economia Solidária em Itabuna, Juazeiro e em Salvador. Os festivais vão contemplar os territórios do Vale do São Francisco, Litoral Sul e Nordeste, e serão realizados entre 2023 e 2025.

Os Festivais tem como proposta divulgar a política empreendida pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) e a Superintendência de Economia Solidária e Cooperativismo (SESOL): os Centros Públicos de Economia Solidária (CESOL). O objetivo dos Festivais é expor e comercializar produtos dos Empreendimentos de Economia Solidária (EES), seja de Territórios de Identidade da Bahia ou da região nordestina como um todo.

A política do CESOL carrega o intuito de incentivar o empreendedorismo de micro e pequenos produtores de diferentes setores da economia, como produção de roupas, artesanatos, comidas e bebidas, entre outros. O projeto dos Festivais de Economia Solidária propõe fortalecer a política de economia solidária, em busca de criar oportunidades mais justas dentro do mundo do trabalho, fortalecendo micro e pequenos empreendimentos populares.