Os Centros Públicos de Economia Solidária (Cesol’s) são espaços multifuncionais públicos, de caráter comunitário, que se destinam a articular oportunidades de geração, fortalecimento e promoção do trabalho coletivo baseado na Economia Solidária. Consistem em estruturas criadas e mantidas por meio de parceria entre o poder público e a sociedade civil organizada, tendo a SENAES/MTE – Secretaria Nacional de Economia Solidária e a Rede Brasileira de Gestores Públicos da Economia Solidária seus principais difusores. Ou seja, são espaços de apoio e prestação de serviços voltados às organizações solidárias, que dão suporte técnico visando a geração de trabalho e renda dos empreendimentos.
Os Cesol’s são instrumentos importantes para a consolidação de uma política pública transversal para a Economia Solidária na Bahia, convergindo diversas ações de formação, assistência técnica, divulgação, comercialização, crédito, expressão cultural e articulação social e política do movimento de economia solidária. São, portanto, centros de excelência e difusão da economia solidária que oferecem condições para o desenvolvimento territorial com ampla participação da sociedade civil. Na Bahia, já são 15 Centros Públicos, um deles é o Cesol Metropolitano II (RMS II).
No ano de 2024, a AAPDS foi contemplada em chamamento público para administrar o Centro Público de Economia Solidária Metropolitano II, na Zona Metropolitana de Salvador.